Esperanto

Por que você acha que é válido um idioma internacional como o esperanto? faz quanto tempo que tu fala ele? 
-----
 
Faz anos que eu *não falo* esperanto... curti muito na época do aprendizado, conheci muita gente, fiz amigos, mas acabei me distanciando com o tempo.

Não entendi muito o que você quis dizer com o "válido". Se acho que devemos defender que ele seja usado comerical/politicamente, acredito que seja uma causa perdida.

Abrindo parênteses, algumas pessoas confundem o esperanto com uma proposta de ser uma "língua única" pra toda a humanidade. Não, não é essa a ambição dele, nunca foi. A proposta é ser uma "segunda língua", a língua padrão que se use para comunicação com pessoas de outros idiomas. Assim como hoje um japonês e um turco se comunicam com uma terceira língua (inglês), mas que fosse uma língua planejada, estável, simples de aprender, lógica, "racional".

De toda forma, mesmo isso, nunca vai acontecer.

Qualquer país que esteja "no comando" vai sempre impor seu idioma ao resto do mundo, isso nem é um plano maquiavélico mas uma coisa que acontece naturalmente. Prepare-se pra um futuro onde você vai ter que aprender chinês pra não ser considerado analfabeto funcional :p

Idealismos à parte, na vida real, esperanto é legal pela curiosidade mesmo. Ele te dá uma boa bagagem pra aprender outras línguas, é extremamente rápido de aprender porque não tem as incoerências e excessões de outras línguas (um "s" nunca tem som de "z", não existem verbos que se conjugam de forma diferente, etc).

Também é legal o senso de "comunidade" que alguns grupos falantes possuem, quando você está conversando com alguém em esperanto a pessoa se mostra bem mais solícita, prestativa, amistosa com estrangeiros que o comum. Aliás, falando esperanto vc consegue se hospedar de graça em virtualmente qualquer país do mundo.

Mas enfim, é pouco mais que uma brincadeira. Nada que vá te impulsionar na carreira ou vida profissional, nem nenhuma proposta política viável.