O desconhecido

Na minha última pergunta você respondeu que não vê problemas no sensacionalismo de revistas como Super Interessante e similares; eis a pergunta: Não seria MUITO mistério para não haver nada além? isso não 'prova' que existe algo que não conhecemos?
Que existe algo que conhecemos? Com certeza, muitas coisas. Que existe um deus? Não.

A ciência é movida por mistérios... a única razão de fazer ciência é desvendar os mistérios do mundo. Deuses são explicações temporárias que inventamo quando AINDA não conseguimos resolver esses mistérios. Por exemplo, antigamente, quando a ciência ainda engatinhava, inventávamos vários deuses do trovão, dos oceanos, do sol, etc, porque a ciência da época não sabia explicar esses fenômenos, logo, para as pessoas da época, eles eram um mistério.

O tempo passou, a ciência evoluiu, aprendemos sobre essas coisas e esses deuses se tornaram obsoletos. Hoje, convivemos com os mistérios da nossa época, e inventamos deuses para solucioná-los, do mesmo jeito que faziam antigamente os crentes em Thor, Netuno e cia. Com o tempo, a ciência vai desvendando os mistérios da nossa época, e os deuses de hoje, assim como os antigos, também vão se tornar obsoletos.

O que não quer dizer, infelizmente, que as pessoas do futuro não vão inventar novos deuses pra responder os mistérios da ciência do futuro...alguns vícios nunca morrem e as explicações simplórias sempre têm mais apelo popular.