Hardcore x Casual


Hardcore e Casual são dois conceitos -supostamente opostos- usados para definir jogadores de videogames, e especialmente MMORPGs.

Apesar de amplamente difundidos, esses conceitos causam muita confusão por serem usados incorretamente como o contrário um do outro, quando na verdade não o são - são eixos diferentes de um mesmo gráfico.

Para esclarecer: O contrário de hardcore é softcore, e o contrário de casual é viciado. Apesar de levemente parecidos, os dois não são necessariamente opostos. Para corretamente classificar um jogador,



  • Eixo Casual x Viciado:
    Este eixo diz respeito ao tempo que o jogador gasta jogando. O jogador casual joga de vez em quando, geralmente pouco tempo, apenas nas horas livres. Já o viciado joga o máximo de tempo possível, geralmente várias horas por dia.

  • Eixo Hardcore x Softcore:Este eixo diz respeito ao estilo de jogo do jogador. O jogador hardcore geralmente procura os maiores desafios, experimenta as dificuldades máximas, quer bater recordes e fazer o impossível. Já o softctore procura apenas uma diversão mais tranquila, joga nos modos mais fáceis e não se preocupa com recordes e desafios extremos.


(mais informações: Wipe Pedagógico)